#7: Modelagem Estrutural

Estruturando o sistema...


A modelagem estrutural foi discutida na postagem anterior, onde foi explicado os modelos estruturais e comportamentais. Sua principal função está na estruturação, organização e construção do sistema proposto de forma concisa e bem planejada. Outro ponto importante é a abstração que se deve fazer ao mini-mundo do sistema, levando em consideração somente os aspectos relevantes na sua construção.

Existem vários conceitos importantes por traz da modelagem estrutural e eles serão descritos e exemplificados ao longo do artigo. Primeiramente temos a chamada classe, o qual é basicamente um modelo que descreve as propriedades e os comportamentos dos objetos que pertencem aquele modelo, ou seja, classes são utilizadas para agrupar objetos do mesmo tipo/modelo. Assim como todo objeto é instância de uma classe

As propriedades, citada anteriormente, são chamadas de atributos, que são os dados armazenados dentro das classes, ou seja, são as características que uma classe guarda dela. Abaixo demonstra uma classe com seus atributos definidos na modelagem estrutural.


Figura 1 - Exemplo de classe e suas atributos e métodos.


Dentro da modelagem estrutural também existe o conceito de associação, onde ela define o relacionamento entre as classes, ou seja, uma espécie de conexão entre elas. Continuando simples da figura 1, podemos notar na figura abaixo que a classe Pessoa está relacionada com a classe Animal Estimação através da associação que é representada por uma linha. Percebe-se também que há multiplicidade entre as classes, que são valores que representam de forma quantitativa a relação entre as classes.


Figura 2 - Associação entre duas classes.


Algo muito importante a ser citado é que existem vários tipos de associações diferentes, onde a representada na figura 2 é uma com navegabilidade binária, onde também existem com navegabilidade unidirecional. Existem também as associações de agregação e composição. Na agregação a relação todo-parte é fraca, onde se não existisse a relação entre eles não há uma forte dependência. O exemplo abaixo mostra essa relação.


Figura 3 - Associação de agregação.


Abaixo está uma imagem que representa uma associação de composição, onde contrário da agregação é uma relação forte, de grande dependência.


Figura 4 - Associação de composição.


Outro componente importante é a herança. Basicamente trata-se de uma especialização/generalização onde as classes filhas (subclasses) herdam propriedades e funcionalidades da classe pai (superclasse). Muito comumente usada em modelagem estrutural. Abaixo está um exemplo onde é a continuação da modelagem da figura 2.


Figura 5 - Relação de herança.


Logo, nessa postagem são apresentados os principais conceitos da modelagem estrutural por meio de exemplos simples.

Comentários