#5 - Análise de Requisitos


Levantar, analisar e modelar...

Segundo Ricardo de Almeida Falbo:

"Requisitos de sistema resultam dos esforços dos analistas de organizar e detalhar
requisitos de usuário, compreendendo um conjunto de modelos abstratos do sistema, agora em
um nível alto de detalhes."

A partir dessa citação introduzo o propósito da análise de requisitos. Ele vem para detalhar os requisitos de usuário que são identificados no levantamento de requisitos através dos métodos/técnicas, que foi a discussão da postagem #4. 
Então podemos perceber que para identificar e documentar os requisitos do sistema depende de levantar os requisitos do usuário. O sinônimo disso é: para fazer a análise do sistema depende de levantar os requisitos do sistema. Pois pense... como vou analisar um sistema sem antes levantar aquilo que é necessário para ele, aquilo que o cliente quer para ele. Entende? Então tudo isso que foi falado é a diferença entre levantar requisitos e analisá-los. 
Na análise do sistema é necessário detalhar os requisitos do usuário e para isso entra um conceito muito importante que é modelagem. Esses detalhamentos dos sistemas são produzidos por meio de modelos que possuem perspectivas diferentes. Assim, é utilizada a modelagem conceitual que é basicamente um conjunto de diagramas que descrevem detalhadamente o sistema e é muito empregada.
Como a atividade de modelar um sistema não é um tarefa fácil, porém muito útil são feitas a utilização de métodos, onde assim como no levantamento dos requisitos, é necessário identificar quais métodos são melhores para atingir o objetivo proposto. No modelo conceitual tem-se a divisão de dois tipos de modelos: estruturais e comportamentais. Ambos possuem forte relação, mas com enfoques diferentes. Nos modelos estruturais são definidos as principais relações entre as entidades do sistema levando em consideração a perspectiva do problema. Já o comportamental, é como o próprio nome já diz, tem o enfoque em como o sistema se comporta, em suas ações, estados válidos em que o sistema pode se encontrar.
Algo muito importante é que quando se fala em análise logo é muito empregado a palavra UML. E o que seria isso? Basicamente pense da seguinte maneira. Quando se faz um programa é necessário ter uma linguagem para implementação e resolução do problema. A UML representa a mesma coisa em análise, pois é uma linguagem que possui vários diagramas que são utilizados para modelagem dos requisitos. E esses diagramas são dos modelos estruturais e comportamentais falados anteriormente. Exemplos deles são: diagrama de casos de uso, classes, gráfico de estados, interação e etc. Logo o que se pode concluir é que UML é uma linguagem que auxiliar a estruturar um sistema de software. 

Comentários