#2 O que são requisitos?



   Olá pessoal, estamos aqui com a segunda postagem e com um tema muito importante, até mesmo você aí da área de TI que não gosta muito de ser "social", ou pelo menos a maioria, e ele se chama requisitos. Ok, mas o que seria basicamente requisitos? Em minha concepção requisitos são condições/elementos necessários para atingir um objetivo desejado.
 
   Beleza, mas o que requisitos tem haver com área de TI? e então respondo uma forte conexão. Mas por que? Pense que um grupo de desenvolvedores fará um sistema para um cliente e esse sistema precisa de passar por etapas de análise, pois o sistema tem que fazer exatamente o que o cliente quer. Parece algo simples, mas segundo dados o índice de projetos com sucesso são baixos e um dos principais motivos por isso é que a equipe de desenvolvimento é ruim? A resposta é não! Por incrível que pareça a resposta é por falha de requisitos. Abaixo está um trecho do livro Análise e Gestão de Requisitos de Software (onde os sistemas nascem) da 2ª edição do autor Felipe Nery Machado, onde apesar de ser de poucos anos atrás não houve uma alteração significativa no sucesso dos projetos.

  Há muitos estamos assistindo palestras, apresentações sobre desenvolvimento de software, apregoando a adoção de processos de desenvolvimento, sobre a organização desses processos, e nelas apresentam-se dados, sempre de grandes fontes (Gartner etc.) de acordo com os quais "de 80 a 90% do software não atinge seus objetivos de performance, 80% dos sistemas são entregues atrasados e fora do prazo, cerca de 40% do desenvolvimento falha ou é abandonado, menos de 25% dos sistemas é integrado propriamente ao negócio, e apenas de 10 a 20% atinge seus critérios de sucesso".
 
   Vista a importância em requisitos, tendo uma visão voltada para área de TI, segundo Sommerville (2007) os requisitos são divididos comumente em dois níveis de descrição. São eles: Requisitos de Usuário e do Sistema. Os Requisitos de Usuário é mais voltado ao cliente. Nele tem o foco em requisitos básicos e mais abstratos e não com fundamentos/ferramentas tecnológicos, ou seja, dando ênfase naquilo que o cliente quer e não como ele quer. Este requisito é subdivido em três tipos: requisitos funcionais (ação), não funcionais (características) e regras de negócio (restrições). Não explicarei de forma detalhada seus conceitos, pois o meu intuito é de demonstrar a importância dos requisitos. Já os Requisitos do Sistema tem uma visão mais técnica e detalhada do sistema a ser implementado e depende bastante dos Requisitos de Usuário, pois sem eles não se tem a base de como implementar o sistema. Assim, como é mais complexa depende de outras ferramentas para serem criadas. A imagem abaixo representa um esquemático que ajuda a entender melhor essa ideia de requisitos no desenvolvimento de sistemas.

Figura 2 - Requisitos de Usuário e Sistema.


   Então, a partir dessa postagem o importante é nós abrirmos os olhos e desapegar essa visão mais do lado técnico que muitos da área de TI possuem, pois como já ouvi em sala de aula do professor, "Não adianta ter os melhores desenvolvedores de softwares do mundo se aquilo que é produzido não é aquilo que o cliente deseja."

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